quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Geleia de Amoras ou Molho de Amoras


E estamos novamente na época das Amoras em Brasília!!!! Eu adoro essa frutinha doce! Na casa da minha vó tem um pé enorme e para não desperdiçar fiquei pensando o que eu poderia fazer para aproveita-las... Com todo o cuidado consegui pegar pouco mais de 2 quilos. Foi então que vi no blog A cozinha Coletiva uma receita para um molho de amoras, porém o que eu queria fazer mesmo era uma geleia. Depois de pesquisar algumas outras receitas resolvi fazer a que eu tinha visto no outro blog, porém deixar apurando um pouco mais e ver no que virava. Deu tudo certo e meu molho de amoras virou uma deliciosa geleia!
Como Amora é uma fruta bonita de fotografar! Difícil foi escolher apenas algumas fotos das centenas que tirei para colocar aqui no blog!  Se você for de Brasília é muito fácil achar pés de amoras entre as quadras da Asa Sul e da Asa Norte. Caso não seja, amoras podem ser encontradas em supermercados. Espero que tentem e gostem da receita pois é muito fácil.


*Dica: Se você não conseguir os 2 quilos divida a quantidade necessária dos outros ingredientes para a proporção de Amoras que você tiver.


        Geleia:

Ingredientes:

2 Kg de Amoras Frescas
3 Xícaras de açúcar
200 ml de água
1 limão
2 Colheres de sopa de manteiga ou margarina

Modo de Fazer:

*Coloque as amoras em uma panela junto com o açúcar, a água e o suco de 1 limão.

*Acenda o fogo médio/alto e misture os ingredientes.

*Quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 2 horas. Mexa de vez em quando e observe o ponto da geleia. As frutas tem que estar macias e o caldo bem grosso.

*Coloque a manteiga e mexendo espere derreter.

*Apague o fogo.

*Dependendo do seu fogão o tempo de cozimento pode aumentar.

*Não esqueça a geleia no fogo!

*Se não gostar dos pedaços grandes de amora, bata no liquidificador. Uma ideia é bater metade da geleia e misturar ao restante.

*Espere esfriar e guarde em potes limpos e bem vedados para não azedar.


Molho de Amoras:

Os ingredientes são os mesmos da geleia só que o tempo de cozimento é de no máximo 20 minutos ou até o caldo engrossar um pouco. O molho pode ser usado para rechear bolos simples ( receita aqui no blog ), para panquecas, sorvetes e outras utilidades que você inventar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário